segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pizza de Sexta

Eu gosto muito de pizza, lembro a primeira vez que experimentei e ajudei a fazer, na casa de uma tia querida. Ela me chamou para ajudá-la, e depois de misturarmos os ingredientes até que soltasse das mãos ,separou uma bolinha da massa,colocou em um copo cheio de água e disse que assim que a bolinha subisse, a massa estava pronta para ser aberta e recheada.Eu ia e vinha da sala para a cozinha tomando conta da bolinha de massa e aí uma hora que voltei a cozinha a bolinha estava quase na borda...foi mágico.
Não compreendia a química do fermento ou por que exatamente a bolinha de massa flutuou mas aquilo abriu meu coração para descobrir outros "segredos" de receitas.
 Já vi muitas receitas de pizza, e para mim quanto mais simples a massa mais saborosa, e dentre todas as que já experimentei a receita que vou passar agora é a minha predileta.

Chamo de Pizza de Sexta,pois é o dia oficial de pizza lá em casa.

Pizza de Sexta
(para 4 pizzas massa fina tamanho médio ou 2 grandes)


250 grs de água morna
50ml de azeite
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
500 grs de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico

Eu uso a panificadora, e coloco  os ingredientes pela ordem acima. coloco no ciclo massa e ela mistura ,descansa e cresce em 1h10. Se você não tem uma, após misturar os ingredientes, coloque em uma bacia, e cubra com um pano de prato. Ligue o forno por uns 5 minutos e desligue. Coloque a bacia lá dentro e deixe até a massa dobrar de volume. Se você mora em lugar quente 30 min devem ser suficientes. Caso você more em um lugar frio, vale até enrolar a bacia em um cobertor. O importante é manter a massa um pouco aquecida para o fermento agir.

 Eu gosto da pizza fininha, então separo em 4 bolas. Abro a massa com um rolo e coloco em uma assadeira média, e você pode rechear ou não a borda. Quando não preparo um molho de tomate fresco com manjericão da hortinha, gosto de usar este aqui:
Espalho a polpa de tomate, e o recheio... bem o recheio fica a gosto.
Eu fiz 4 diferentes na sexta encerrando com uma doce mas só consegui tirar foto de duas... a tropa estava faminta!
Esta de atum,com catupiri ,azeitonas frescas e manjericão fresco.A foto é antes de assar.


A borda foi recheada com catupiri.

A segunda foi de  mussarela, tinha acabado de sair do forno e ainda estava borbulhando...
(Detalhe: deixo o forno pelo menos 20 minutos ligado na temperatura máxima, o forno tem que estar bem quente e a grelha no alto, demora uns 15min para assar)

Eu sei que é mais fácil pegar o telefone e ligar...mas ouvir do seu filho depois de comer uma pizza da pizzaria(dias de cansaço!) que a sua é a melhor do mundo, não tem preço!
Experimente!

E na quarta tem um tutorial super fácil de porta copos também conhecido como  " coaster".

Beijokas e obrigada por estar aqui.
Andrea

4 comentários:

  1. améiiiiiiii amiga vou fazer bjsss e obrigada por compartilha a receita com todas .
    meu nome é lucinha costa

    ResponderExcluir
  2. ai, nao faz isso comigo.... 11:15 da noite agora e eu aqui desejando uma pizza.....
    boa semana prá vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Elisana! Não queria te deixar desejosa a uma hora dessas!
      Boa semana para ti!
      Beijokas!!

      Excluir