quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tutorial: Coaster

Eu já passei por várias fases na costura:
Aos 14 anos fiz um curso de corte e costura com método e réguas e cheguei a fazer até blazer com ombreiras(anos 80!) e me lembro de costurar com método mas sem paixão...
Depois disso passei anos sem nem me lembrar que um dia costurei.
E um dia ao tentar reproduzir um desenho meu,redescobri o feltro,a costura e (re)comecei a costurar enlouquecidamente :





Isso aí só podia me causar uma dor horrenda na coluna,e me afastou da máquina de novo.
Mas voltei a costurar roupas para família por prazer , me rendi ao vício dos paninhos e abri a panos e panos. E novamente fiquei sem tempo para costurar!
Assim o  blog surgiu para compartilhar dicas e ensinar um pouco de costura, e de quebra, toda semana me comprometer a ter tempo para costurar, mas eu sempre que pego na máquina fico igual ao gatinho aí de cima.
Por isso esta semana fiz um tuto fácil e rápido mas de grande efeito! Estes eu fiz especialmente para alguém que tem 6 cães em casa.Imagina se ela gosta de cachorrinhos!

Se você está começando a costurar é uma ótima peça para se fazer:

Coaster

4 quadrados de 14x 14cm de tecido da sua preferência

4 quadrados de 14x14 cm nylon dublado

O nylon dublado geralmente é vendido em casas de plásticos
Ele tem um lado como uma espuminha e a outra parte lisa em nylon.

Risque na espuminha do nylon um quadrado um centimetro menor, a diferença será a sobra da costura.
Assim você vai desenhar um quadrado de 13x 13 cm.Coloque a parte direita do tecido e a do nylon juntas e costure por cima da marca que você fez, em cada quina pare a máquina,gire e continue para fazer os cantinhos perfeitos .

Ao chegar a última quina ,costure uns 3 cm levante o pé da maquina deixe 5 cm se costurar e termine a costura até encontrar a linha incial.O buraquinho que fica é o espaço para desvirar o nosso coaster.

Corte cada quina do coaster assim:

Agora desvire a peça pelo espaço que você deixou sem costurar acertando as quinas com um palito de churrasco ou uma agulha de tricô e ficará assim:
Agora coloque no ponto tamanho 5 da máquina(um ponto mais compridinho ----) e costure em volta do coaster, fazendo o acabamento e fechando a parte que você tinha deixado para desvirar.


Fiz um zig zag na beirinha de um deles...Este tecido é importado ,mas infelizmente está esgotado na loja. Mas você pode usar qualquer tecido de sua preferência , é ótimo fazer com uma estampa que seja do agrado de quem vai ganhar.

Aproveite e faça!
Beijokas
Andrea