segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia de Panela! Empadão!!

Desde criança minha mãe faz empadas,sempre com muito recheio e normalmente eu comia só o recheio :-p Mas minha mãe não me passou o caderninho de receitas dela, então tive que buscar minha receita preferida...

Usei várias até achar esta, que não fica muito gordurosa ou quebradiça depois de assada.
Uso a massa abaixo, para fazer o empadão sendo que o que a diferencia de uma fina massa de tortinhas ou as chamadas tarteletes, é  a quantidade de massa que  você vai forrar a assadeira.Mais massa em uma forma retangular:empadão. Em forminhas com massa mais fina,tarteletes. Digo isto pois esta é a massa básica de tortas salgadas ou doces...

Massa Básica de Tortas

150 gramas de margarina(sempre uso qualy)
1 ovo
1 colher de sopa de leite
2 x de farinha de trigo(medida 200grs)
1 colher de café rasa de sal

(Normalmente eu dobro esta receita para o empadão)

(Para a torta doce, acrescente 2 colheres de açúcar a massa )

Desculpem-me mas não tirei fotos do preparo da massa, mas é muito fácil.

Em uma tigela ,misture os ingredientes, até formar uma bola de massa lisa.Cubra  a tigela com papel filme e deixe descansar por 20 m.
Eu costumo usar forminhas de empadinhas ou uma forma retangular média.

Para o recheio ,se você for habilidosa na cozinha,pode fazer como vou explicar,ou usar um pacote de 500gr de frango desfiado já pré-cozido,nestes casos eu acrescento e refogo com alho e cebola e acrescento a gosto,cominho ,pimenta do reino moída, 1 colher de sopa de colorau. Daí coloco 100ml de água com 1 colher de sopa de maisena para deixar o frango cremoso.

Recheio de frango

1 peito de frango descongelado ou fresco com osso

Na panela de pressão ,refogo 1 cebola média com 2 dentes de alho e um 3 colheres de azeite.
Coloco o peito na panela e deixo dar uma tostadinha,coloco 2 folhas de louro e 1 colher de chá de tempero misto .Adiciono 200 ml de água, e deixo cozinhar por 15 minutos no fogo médio.
Desligue  o fogo espere sair toda a pressão, retire o frango ,coloque em um travessa ,desfie o frango acrescente azeitonas picadas.
Retorne com o frango a panela e se tiver ainda bastante caldo coloque 100ml de água com 1 colher de maisena e 1 colher de colorau.Se estiver um pouco seco coloque 200ml de água.

Divida a massa em duas porções para uma forma média. Eu uso um truque que facilita muito para colocar esticar a massa.Uso um saco desses de supermercado transparente para embalar legumes.

Deixo ele aberto em 2 partes,coloco a massa sobre uma das partes ,coloco a outra por cima, e com o rolo estico a massa no formato retangular. Aí é só levar a massa no plástico para dentro da assadeira com cuidado,virar e ajeita-la.Pincele uma gema de ovo batida por cima da massa.
 Leve ao forno em temperatura media e deixe assar ate começarem a dourar. Deixe esfriar para desenformar.
Nesta usei no recheio requeijão culinário.

Ontem fiz de camarão e uma torta doce com morangos...vou repetir e venho mostrar a vocês :-)
Beijokas!



2 comentários:

  1. De camarão eu ando muito afim, mas hoje tem frango então vai ser ele mesmo!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Acabou tão rápido Elô que não consegui tirar uma fotinho decente!Mas de frango também é delicioso!!

    ResponderExcluir