segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia de Panela! Empadão!!

Desde criança minha mãe faz empadas,sempre com muito recheio e normalmente eu comia só o recheio :-p Mas minha mãe não me passou o caderninho de receitas dela, então tive que buscar minha receita preferida...

Usei várias até achar esta, que não fica muito gordurosa ou quebradiça depois de assada.
Uso a massa abaixo, para fazer o empadão sendo que o que a diferencia de uma fina massa de tortinhas ou as chamadas tarteletes, é  a quantidade de massa que  você vai forrar a assadeira.Mais massa em uma forma retangular:empadão. Em forminhas com massa mais fina,tarteletes. Digo isto pois esta é a massa básica de tortas salgadas ou doces...

Massa Básica de Tortas

150 gramas de margarina(sempre uso qualy)
1 ovo
1 colher de sopa de leite
2 x de farinha de trigo(medida 200grs)
1 colher de café rasa de sal

(Normalmente eu dobro esta receita para o empadão)

(Para a torta doce, acrescente 2 colheres de açúcar a massa )

Desculpem-me mas não tirei fotos do preparo da massa, mas é muito fácil.

Em uma tigela ,misture os ingredientes, até formar uma bola de massa lisa.Cubra  a tigela com papel filme e deixe descansar por 20 m.
Eu costumo usar forminhas de empadinhas ou uma forma retangular média.

Para o recheio ,se você for habilidosa na cozinha,pode fazer como vou explicar,ou usar um pacote de 500gr de frango desfiado já pré-cozido,nestes casos eu acrescento e refogo com alho e cebola e acrescento a gosto,cominho ,pimenta do reino moída, 1 colher de sopa de colorau. Daí coloco 100ml de água com 1 colher de sopa de maisena para deixar o frango cremoso.

Recheio de frango

1 peito de frango descongelado ou fresco com osso

Na panela de pressão ,refogo 1 cebola média com 2 dentes de alho e um 3 colheres de azeite.
Coloco o peito na panela e deixo dar uma tostadinha,coloco 2 folhas de louro e 1 colher de chá de tempero misto .Adiciono 200 ml de água, e deixo cozinhar por 15 minutos no fogo médio.
Desligue  o fogo espere sair toda a pressão, retire o frango ,coloque em um travessa ,desfie o frango acrescente azeitonas picadas.
Retorne com o frango a panela e se tiver ainda bastante caldo coloque 100ml de água com 1 colher de maisena e 1 colher de colorau.Se estiver um pouco seco coloque 200ml de água.

Divida a massa em duas porções para uma forma média. Eu uso um truque que facilita muito para colocar esticar a massa.Uso um saco desses de supermercado transparente para embalar legumes.

Deixo ele aberto em 2 partes,coloco a massa sobre uma das partes ,coloco a outra por cima, e com o rolo estico a massa no formato retangular. Aí é só levar a massa no plástico para dentro da assadeira com cuidado,virar e ajeita-la.Pincele uma gema de ovo batida por cima da massa.
 Leve ao forno em temperatura media e deixe assar ate começarem a dourar. Deixe esfriar para desenformar.
Nesta usei no recheio requeijão culinário.

Ontem fiz de camarão e uma torta doce com morangos...vou repetir e venho mostrar a vocês :-)
Beijokas!