quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dia de Pano ! Tutorial: sacola para pães com Patchwork

     Como disse aqui tive a oportunidade de presentear alguns amigos com um pão australiano, e para um casal que estava indo viajar resolvi fazer uma sacolinha para acondicionar o pão , e que serviria para eles carregarem lanchinhos nas suas viagens.Enquanto o pão crescia, fui para a máquina.
    Comecei usando um tecido de sacaria desses de fazer pano de prato, para a sacola em si, e fiz um bolso na frente da sacola em patchwork de quadradinhos, para usar como espaço de levar talheres.
 Com o tecido de sacaria fiz uma sacola simples  : o tecido tem 60 cm de comprimento , dobrei ao meio, fiz uma bainha nas pontas e laterais.Após aplicar o bolso com a sacola aberta, fiz uma bainha de 8cm fechei dando espaço suficiente para passar um cordão para o fechamento da sacola.
Fiz este esquema (perdão pelo rabisco tosco)

Esquema da montagem da sacola,na margem superior que deixamos ,passe com ajuda de um alfinete de segurança um cordão para o fechamento da sacola



Quando vemos aqueles montes de quadradinhos emendados dá até nervoso em pensar na costura de um por um.Mas com esta técnica básica de emendar tiras,o trabalho da montagem dos quadradinhos fica muito mais fácil.
Para o patch, recortei 4 tiras de 50 cm de comprimento por 15cm de largura. Escolhi cores quentes, já que era para uma sacola de lanches:P . Experimentei algumas posições das tiras e costurei uma a uma com 1 cm de margem.
Escolhendo a composição


Costurando as tiras e deixando a margem

Eu não marquei a margem a lápis, me guiei pelo próprio guia da máquina, com uma dica simples mais muito útil para fazer costuras retas, use a própria guia da máquina...e nunca olhe para a agulha no momento da costura!
Esta foto foi do pap do coaster

As tiras reunidas

ops, hora de tirar o pão do forno

Cortei as tiras a cada 8cm e experimentei a composição




antes de costurar as tiras, coloque cada sobra ao contrário da outra

Alfinete e costure emendado os quadrados com 1cm de margem

Já com as tiras emendadas, hora de passar a ferro e bater as costuras

Ficou tudo certinho...,apare (refile) as sobras laterais

Aplique um forro para as costuras não aparecerem no bolso, e aplique na sacola seguindo o esquema de montagem



Usei um pedaço de viés amarelo para fazer o cordão da sacola.
Bem meus amigos ficaram muito felizes,ela com a sacola e o pãozinho, e ele acho que principalmente pelo pão.:-)

Com esta técnica podemos fazer muitos trabalhos em patchwork, de bolsinhas a colchas.
Lá nosso grupo no Facebook,  lancei um desafio, prometi fazer uma cortina com esta técnica para a nossa loja. Passa lá e acompanhe, quando estiver pronto postarei aqui no blog.

E amanhã volto com a receita do pão australiano...
Beijokas !

10 comentários:

  1. Liiiiiindo, e super bem explicadinho!!!
    Tenho duas palavrinhas, parabéns e...obrigada!!!
    Amei.
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Valéria!
      Eu que agradeço sua presença aqui!
      Bjks
      Andrea

      Excluir
  2. Andrea!

    Eu simplesmente amei esse PAP!
    Teu blog é uma delícia, reúne duas coisas que amo de paixão: cozinha e costura!

    Levei teu PAP para o Facebook e guardei pra mim no Pinterest para não perder nunca!

    Muito obrigada!

    Bjkas!

    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fabiana!
      Compartilhamos duas paixões...Obrigada pela seu carinho!
      Bjks!
      Andrea

      Excluir
  3. Menina que pap maravilhoso.Amei !!!

    Esses quadradinhos é uma prova de fogo para mim,as vezes as costuras casam entre si e as vx,....melhor nem falar,rsrsrsrsrs...

    Bjs.
    Malú Holzmüller

    ResponderExcluir
  4. Oi Malú, quadradinhos me encantam, e eu tinha o memso problema rsrsrs e como uma amiga me ensinou assim,achei perfeito para compartilhar com vocês.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu blog....seus posts são bem legais, já estou seguindo bjs

    ResponderExcluir
  6. adorei este pap!!! muito didático!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Andrea, tudo bem ?!
    ADOREI seu espaço, seu PAP é muito fofo e a peça também ficou uma graça !
    UNIR tecidinhos é simplesmente uma TERAPIA, vale à pena se dedicar, OBRIGADA por dividir seus conhecimentos.
    Já me tornei sua seguidora e quando puder dê um pulinho em meu cantinho !
    Beijos e que tenha BELA quinta cheia de MIMOS para fazer, pois é muito BOM,
    Soraia.

    ResponderExcluir