terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dia de Panela ! Moranga com camarão!

E o feriado de 7 de setembro foi ótimo! Encontro com a família, e um festival de camarão.Teve moranga com camarão,empadão de camarão e bobó de camarão...Estava quase me sentindo no filme Forrest Gump  quando o seu amigo Bubba descreve as maneiras deliciosas de se experimentar o crustáceo. E acredite existe o restaurante BubbaGump feito com a temática do filme,onde o prato principal é...

camarões fritos, salgados, assados, doces, à La Creole...

E eu esqueci minha máquina no trabalho :-p, assim não pude registrar todas as delícinhas...  Eu amo camarão e abóbora, mas nunca tinha comido esse prato tão conhecido, já fui até em um restaurante do Rio de Janeiro chama  Rancho das Morangas, pensando neste prato, mas acabei pedindo outra coisa do cardápio.
Bem registrei com celular :(  a moranga, feita pela minha cunhada, e passo a receita aqui:

Moranga com camarão

1 abóbora moranga
2 colheres (sopa) de azeite
1cebola picada
2 dentes de alho picado
 camarão cinza limpo
400 gr de requeijão catupiry
1 lata de creme de leite (não usamos)
2 colheres de colorau
 cheiro-verde para polvilhar


Perceba que a receita acima é um pouco genérica,pois depende do tamanho da sua família.
Nos fizemos para 9 pessoas, então usamos para uma moranga de uns 3 kilos ,1 1/2 de camarão.
Você pode usar para  4 pessoas uma abóbora de 1 kilo e 500 grs de camarão, é só guardar a proporção de metade do peso da moranga, para a quantidade de camarão.

Modo de fazer

Corte uma tampa na superfície superior da moranga e reserve. Retire as sementes com o auxílio de uma colher. Cubra a moranga com papel-alumínio e coloque em uma assadeira . Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que a moranga esteja macia. Reserve.(Em nosso forno ficou pronta em  +-50 minutos)

Na panela refogue com azeite e a cebola e o alho até dourar,acrescente o camarão e o colorau .Retire do fogo e acrescente o queijo Catupiry. Tem receitas que pedem para acrescentar creme de leite ,mas não achamos necessário por usar o requeijão Catupiry.
Recheie a moranga com este creme e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos .Sirva com arroz branco.
A foto não faz jus a delícia que ficou...

Ao retirar o creme a abóbora vem em pedaços, e que combinação deliciosa ! Esta é uma receita que até se você morar sozinho pode fazer, é só escolher aquelas abóboras redondinhas pequenas...
Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário