quarta-feira, 9 de julho de 2014

Como fazer uma horta caseira- Preparando mudas

Ando costurando bastante e testando novas idéias, e quem acompanha nossa fanpage tem acompanhado essas criações, curta nossa página aqui:www.facebook.com/panosepanos .

Mas hoje vou começar um diário sobre a horta caseira, um pequeno jardim e a cerca viva  que estou fazendo. Eu já fiz hortas em casa, mas desta vez estou com um espaço adequado tanto para a sementeira ,quanto a horta.
Eu pesquisei em diverso sites sobre horta caseiras, e não sou especialista no assunto, a intenção aqui é compartilhar o que sei e principalmente mostrar dúvidas e soluções encontradas na minha horta.
Já plantei e colhi neste espaço: Melancia,colhi de uma só vez 8 unidades de mais de 10 kilos, milho, jiló, alface, pimenta, e tomates e vagem. Tem gente que acha impossível, e acha que moro em um sítio! A terra se bem preparada ,regada e cuidada produz e produz bem. Já falei sobre o milho que plantei aqui

O espaço que disponho é ar livre onde pega sol o dia inteiro ,com terra argilosa(barro).
Não é um espaço grande, mede 2x10m, e neste espaço tenho uma muda de acerola, cana e ameixa roxa.
Estou começando a adubação (esterco seco)  e preparando a terra para fazer o transplante. Vou ter que jogar uma tela para cobrir algumas áreas para proteger as hortaliças do sol forte e do vento que aqui é forte e constante.Já tem hortelã junto a área do pergolado( a base de cimento a direita na foto)

 Junto a cerca vou aproveitar para plantar legumes que necessitam de apoio para crescer. Já estão plantadas sementes de tomates,mudas de bertalha.

Comprei sementes da marca Feltrim. Depois vou fazer um post especialmente de como escolher as sementes.
flores em semente
Comprei tomate cereja e santa cruz,alface mônica,rúcula apreciatta, couve manteiga,ervilha torta.

 SEMENTEIRAS

Estou usando caixas de ovos,tanto de papelão quanto de isopor.Plantei dia 28/06 nas sementeiras as flores e hortaliças.
As fotos abaixo foram tiradas no dia 4/07/2014.



dia 09/07 - Com 12 dias .





esse galhinho é a ervilha :-)





As rúculas se desenvolvem muito rápido ! 
 As sementeiras passam o dia e noite embaixo da garagem em um ambiente fresco,iluminado, e 2 horas por dia coloco elas no sol e molho.

Até mais!