quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dia de Panela ! Pão Australiano !



 Morar longe do burburinho do centro, é ótimo, mas morar longe ao ponto da padaria mais próxima ficar a uns 5 quilômetros, faz você recorrer a alguma alternativa caseira. Comecei por congelar os pães de sal, da única padaria com um pão decente que conheço, mais pagar 9 reais pelo kilo do pão...e chegar no domingo a tarde, e ver que o pão acabou, não é nada agradável.
 Bater a massa a mão requer muque de aço, e minhas tendinites nos punhos me deixavam vendo estrelas no fim do processo.
 Pesquisei um pouco e quando achei a panificadora caseira, foi como um presente! Só que você começa a fazer os pães do livrinho de receitas e começa a explorar outros tipos de pães. Eu já gostava e fazia pão integral, e procurando uma outra receita, vi o post da Laély, do Sala da Lá descrevendo o pão australiano que ela faz como melhor do que o servido no restaurante Outback. Bem da Austrália,eu sabia: que tem tubarão nas praias, as espécies mais venenosas de répteis, anfíbios e aracnídeos. Da culinária,muito pouco ou nada. Falando em nada,quando penso em Austrália em primeiro lugar me lembro da animação Procurando Nemo, e do Crocodilo Dundee, duas comédias ótimas, que me fazem gargalhar. Mas marido já conhecia e me pediu para fazer e comparar. E virou o pão predileto dele (e meu)
Será que tem pão australiano nessa bodega?


Gostou? Se inscreva no blog, e aqui no meu canal no youtube  e receba sempre novidades!
Vamos a receita!Eu faço todos os meus pães em uma Panificadora Britânia Multipane.

*Agora você pode comprar no Magazine Panos e Panos a sua panificadora !Eu uso e confio esta marca! Compre a sua no link abaixo !
CLIQUE AQUI E COMPRE A SUA NO MAGAZINE PANOS E PANOS,COM A GARANTIA DO MAGAZINE LUIZA
Eu sempre peso com balança os ingredientes,antes,ok?

 Vamos a receita  da Laély , não tiro nem acrescento nada!Este pão tem vários ingredientes e deixa a casa com um perfume incrível.

Ingredientes
 Rende 2 pães médios ou 4 na forma de alumínio pequena
-1 e 1/2 xícara de água morna;
-1/2 xícara de mel;
-1/2 colher de chá rasa de sal;
-1/4 de xícara de óleo de canola;
-3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
-2 colheres de sopa de cacau em pó;
-1 colher de chá de canela;
-1 colher de chá rasa de café solúvel granulado;
-1 xícara de trigo integral;
-1 xícara de farelo de trigo;
-3 xícaras de farinha de trigo( geralmente acrescento mais um pouco na hora de sovar a massa, até que desprenda das mãos ou, da vasilha da máquina);
-2 colheres de chá, cheias, de fermento biológico seco.
Na máquina, coloco os ingrediente pela ordem acima, escolho opção 8 "massa" e retiro ao final do ciclo. Viro em uma superfície enfarinhada divido a massa em 4 partes,unto as formas. Ligo o forno e deixo as forminhas dentro de uma assadeira em cima do fogão enquanto ele esquenta. Deixo a massa descansar novamente por 20 minutos.
Uso forminhas comuns de bolo inglês,coloco para assar dentro da assadeira ,isso evita que queimem. Após 25 minutos no forno alto, estão prontos.


Pão já descansado,agora é untar as formas
Dou alguns cortes nos pães, e polvilho fubá, e aguardo mais 20 minutos antes de assar



Eu tenho preferido usar estas formas descartáveis, ficam frescos mais tempo pois passo a embalagem em plástico filme, e também como gosto de dividir com amigos, ficam no tamanho perfeito para serem presenteados.
Experimentem !
O que eu posso dizer?É um pão que todos gostam, e quentinho ou frio nem precisa de nada,sozinho é uma delícia.Façam e me contem! Sempre que faço presenteio alguém com essa delícia!
Beijokas!!


*Este é um link afiliado,se você comprar pela minha indicação,no link do meu Magazine Panos e Panos eu receberei uma pequena comissão.Obrigada pela confiança.

2 comentários:

  1. Nunca fiz pão na vida hahaha esse parece ótimo!
    Adorei os cortes deu um charme no pão.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea!
    Somos um pouco parecidas, adoro mto fazer "comidinhas" e amo tecidinhos. A minha preferencia na cozinha sao os doces, mas quebro o galho na culinaria salgada. E qto a paixao dos tecidos, sao os mai variados trabalhos, como: bonecas, caixinhas forradas, relicarios criativos e o que a imaginacao "baixar"- hehehehe
    Um beijao.

    P.S. Vou testar este paozinho e acondicionar em embalagens em que eu possa presentear, pois tbem gosto mto de presentear as pessoas.

    ResponderExcluir